Reflexões de um pensador sobre a vida e seu sentido essencial


Encontrei esse texto por ai em minhas andanças por portais de busca e achei que seria interessante partilhar aqui com vocês. Pareceu muito oportuno, sobretudo diante de certa confusão de valores que parece vir acometendo as pessoas diante de tantas inovações e do frenesi do consumo que vem se tornando uma verdadeira crença. É, no sentido religioso, mesmo!

Se não o conhece, dê uma olhada. Vale à pena conferir!

     "Um professor estava diante de sua classe de filosofia e tinha alguns itens na sua mesa em sua frente.

Quando a aula começou, ele sem dizer uma palavra pegou num frasco de maionese grande e vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Ele então perguntou aos alunos se o vidro estava cheio.
 
Eles concordaram que estava.
 
O professor, então, pegou uma caixa de fósforos e despejou dentro do vidro. Ele agitou-o levemente. Os palitos de fósforo rolaram para os espaços entre as bolas de golfe. Ele então perguntou novamente se o vidro estava completo.

Eles concordaram que estava.

O professor pegou uma caixa com areia e despejou dentro do frasco de maionese. Claro, a areia preencheu todo o resto. Ele perguntou novamente se o vidro estava cheio.
 
Os alunos responderam com um unânime 'sim'.

O professor em seguida pegou duas cervejas que estavam debaixo da mesa e despejou o conteúdo do frasco preenchendo todos os espaços vazios entre a areia.

Os estudantes riram.

'Agora', disse o professor como os risos, 'eu quero que vocês reconheçam que este frasco é a VIDA.

As bolas de golfe são as coisas importantes – sua família, seus filhos, sua saúde, seus amigos e suas paixões favoritas – e se tudo estivesse perdido, elas continuariam ali, sua vida ainda estaria cheia.

Os palitos de fósforos são as outras coisas que importam, como o seu emprego, sua casa e seu carro.

A areia é todo o resto – as pequenas coisas.

Se você colocar a areia primeiro no vidro, ele continuou, não há espaço para os palitos de fósforo e as bolas de golfe. O mesmo vale para a vida. Se gastar todo o seu tempo e energia com as pequenas coisas, você nunca vai ter espaço para as coisas que são importantes para você.

Preste atenção às coisas que são determinantes para a sua felicidade.

Gaste tempo com seus filhos.

Gaste tempo com seus pais.

Visite seus avós.

Cuide da sua saúde.

Leve o seu cônjuge para jantar fora.

Haverá sempre tempo para limpar a casa e cortar a grama.

Tome cuidado com as bolas de golfe primeiro – as coisas que realmente importam. Defina suas prioridades. O resto é só areia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que a cerveja representava. O professor sorriu e disse: "Estou feliz que você perguntou."

A cerveja só mostra que não importa quão cheio sua vida possa parecer, há sempre espaço para um par de cervejas com um amigo!

Autor não identificado

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: