sábado

Meditação, melhorando as funções mentais e emocionais

Experiências controladas em laboratório nos moldes tradicionais da ciência convencional, concluíram ou atestaram as alterações físico-anatômicas no cérebro, nas pessoas que praticam a meditação e, com elas, alterações nas atitudes e ou comportamentos, o que comprova a sua eficácia na otimização das funções mentais e emocionais.

Essas alterações ocorrem com o aumento das conexões e funções dos neurônios, como alterações e/ou reversões de processos químicos, metabólicos e anatômicos. A meditação aqui, se compreende por praticas que levam a interiorização e ao aquietamento interno, com redução e/ou supressão da atividade mental aleatória.

As experiências foram feitas com monges católicos e budistas com iguais resultados, embora com práticas diferentes, mas, intrinsecamente idênticas o que ilustra, também, certo caráter comum subjacente a todas as grandes religiões que divergem no acessório e convergem no essencial.

E você, já teve alguma experiência com meditação? Faça um comentário!

Publicado originalmente no blog Coisaboa

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

Danilo Anjos disse...

meditação é ótimo pra lidar com intuição, situaçõees estressantes do dia como transito, pessoas, situações complicadas, entre MUITAS outras coisas. quanto mais "conectado" com vc mesmo estiver, melhor o dia flui. so da pra acreditar nisso quando acontecer com vc. é bom ter alum tipo de orientação pq é bem dificil meditar. a minha escola foi uns cursos, que infelizmente custam dinheiro, de cura pranica. la se insina muito bem a lidar com a "energia vital" presente em tudo. é lidar com o inexplicavel, muito bom pra saude da mente e corpo!

J.José disse...

Olá Danilo!

É como você, falou a meditação é tudo de bom.

Quanto a fazer sozinho, é possivel, eu mesmo faço embora já tenha feito em grupo. Como existem inumeras técnicas é só escolher uma em que melhor se adapte e começar. No principio, como todo princípio de qualquer coisa, não é fácil, mas, é só ter persistência.

Se tem uma coisa que precisa de persistência, quase teimosia, isso é fazer meditação, mas, depois de algum tempo a coisa começa a fluir, os resultados começam a aparecer e não via querer parar mais.

Um abraço